Facebook vai incluir seu nome no WhatsApp e Instagram

Ambas as redes sociais terão seus nomes seguidos de “from Facebook” nas telas de login e em suas respectivas páginas nas lojas de aplicativos

por Pedro Strazza

Numa manobra um tanto fora do convencional, o Facebook confirmou que tem planos de incluir seu nome no WhatsApp e no Instagram, aplicativos que já há anos é dona. Em breve, as duas plataformas serão renomeadas respectivamente de “WhatsApp from Facebook” e “Instagram from Facebook”, ressaltando a ligação que ambas tem com a companhia.

Em declaração oficial à imprensa, um porta-voz da empresa afirma que o Facebook quer “deixar mais claro que seus produtos e serviços” pertencem a ele daqui pra frente. De acordo com o anúncio, as mudanças ao nome acontecerão por enquanto apenas nas telas de login das redes sociais e em suas respectivas páginas nas lojas de apps do iOS e do Google Play.

Esta adição do “from Facebook” já aconteceu recentemente com o Oculus, que passou a se chamar “Oculus from Facebook”:

A decisão do Facebook de adicionar o seu nome às empresas e produtos do qual é dona surge em um momento no qual a companhia é alvo da Federal Trade of Comission, que está conduzindo uma investigação sobre se o conglomerado configura um monopólio depois do recente anúncio da introdução da criptomoeda Libra ao mercado. O órgão busca entender se a companhia gerida por Mark Zuckerberg teria poderes suficientes para adquirir rivais somente no intuito de eliminar a competição e manter seu domínio sobre a indústria.

A medida obviamente é polêmica também por forçar uma ligação entre as redes sociais da empresa que na prática não se justifica. Mesmo sendo dona de ambas as plataformas, o Instagram e o WhatsApp ganharam força nos últimos tempos dentro do cenário justo por não possuírem conexões diretas com o Facebook e manterem certa identidade própria.

Compartilhe: