Studio Ghibli fecha acordo com HBO Max e licencia todos os seus 21 filmes para o serviço de streaming nos EUA

É a primeira vez que o estúdio faz um acordo do tipo envolvendo todo o seu catálogo (e acontece logo depois de sua distribuidora oficial nos EUA negar qualquer possibilidade de negócio)

por Pedro Strazza

A WarnerMedia pode não ter as animações da Disney e da Pixar, mas certamente acabou de arranjar uma arma e tanto na área para a guerra dos streamings. O HBO Max confirmou nesta quinta-feira (17) que fechou uma parceria com o Studio Ghibli que vai permitir que todas as 21 produções do celebrado estúdio japonês sejam exibidos com exclusividade na plataforma de streaming nos Estados Unidos, onde seu lançamento deve ocorrer primeiro.

Firmado também com a GKids, empresa responsável pela distribuição das produções do Ghibli no país, o negócio marca a primeira ocasião em que todo o catálogo do estúdio é repassado para um terceiro no território estadunidense e prevê a inclusão de quase todas as produções já no lançamento da plataforma, no começo de 2020 – a única exceção será “Vidas ao Vento”, que chega ao canal no segundo semestre do mesmo ano. É outro grande trunfo do HBO Max na briga do mercado, que já tem garantido a exclusividade sobre os direitos de “Friends” e “The Big Bang Theory”.

“Nós estamos muito empolgados de trabalhar com a HBO Max e trazer a coleção completa dos filmes do Studio Ghibli para o público do streaming nos EUA.” escreve o presidente da companhia japonesa Koji Hoshino, que ainda declara que o serviço da WarnerMedia é “o lugar ideal” para as produções do estúdio.

Além da implicação de triunfo para o HBO Max, a notícia do acordo também surpreende porque justamente na última quarta, 16 de outubro, a GKids chegou a confirmar para o Polygon que o Ghibli não tinha quaisquer planos de licenciar seu catálogo para canais de streaming estadunidenses. “Nós continuamos a acreditar que a apresentação é vital e particularmente apreciamos oportunidades do público de experimentar nossos filmes juntos em uma localidade de cinema” chegou a declarar um representante da companhia ao veículo.

Vale ressaltar mais uma vez, todas as produções do Ghibli – de “Nausicaä do Vale do Vento” a “As Memórias de Marnie” – serão disponibilizadas no HBO Max pelo menos nos EUA, onde a GKids atua sob nome do estúdio. Resta saber, agora, como a WarnerMedia pretende expandir esse acordo para o resto do globo, conforme uma expansão da plataforma é somente inevitável.

Compartilhe: