Drauzio Varella explica iniciativa "Todos Pela Saúde" e tira dúvidas sobre uso de máscaras

Drauzio Varella explica iniciativa “Todos Pela Saúde” e tira dúvidas sobre uso de máscaras

Médico protagoniza a campanha de conscientização sobre a importância do uso de máscaras promovida pela iniciativa criada pelo Itaú Unibanco

por Soraia Alves

Um dos principais influenciadores na área de medicina no Brasil, o médico e escritor Drauzio Varella, protagoniza a campanha de conscientização sobre a importância do uso de máscaras promovida pela “Todos Pela Saúde”, iniciativa criada pelo Itaú Unibanco para combater o novo coronavírus e seus efeitos sobre a sociedade brasileira.

A Africa, agência escolhida para criar todas as campanhas de divulgação dos projetos realizados pela aliança, assina o vídeo manifesto lançado no último domingo, 26/04, em que Drauzio apresenta o projeto, fala da importância da união de todos para superar este momento, além de fazer um apelo para que a população use máscara protetora ao sair de casa.

A campanha também contará com uma série de conteúdos nos quais Drauzio responde dúvidas sobre a necessidade de cobrir nariz e boca durante as interações sociais. Com base em pesquisas, as perguntas foram mapeadas pela Africa e também sugeridas pelo próprio médico. Estão previstos cerca de 20 vídeos com informações didáticas sobre como se proteger usando a máscara, por que ela é necessária, como manuseá-la e higienizá-la e os tipos mais adequados e seguros, entre outras dúvidas. 

Algumas das perguntas serão feitas por influenciadores, com a missão de alcançar o grande público. Os conteúdos serão exibidos em TV e na mídia digital a partir desta terça-feira, 28/04.

O uso de máscaras passou a ser recomendado para toda população nas últimas semanas pelo Ministério da Saúde. A medida alinha-se aos estudos médicos recentes que comprovam a alta capacidade de transmissão também entre pessoas assintomáticas, tornando indispensável o uso da máscara de proteção mesmo para quem não apresenta febre, tosse, dor de cabeça ou de garganta.

Todos Pela Saúde”

Os vídeos de Drauzio Varella fazem parte da iniciativa “Todos Pela Saúde”, criada com o objetivo de combater o novo coronavírus e seus efeitos sobre a sociedade brasileira. Composta por quatro eixos – informar, proteger, cuidar e retomar – a iniciativa abrange desde orientação e valorização de iniciativas já existentes até a compra de equipamentos de saúde, capacitação de profissionais e compra e distribuição de insumos. As informações detalhadas estão em todospelasaude.org.

O Itaú direcionou R$ 1 bilhão para financiar as atividades do projeto. Os recursos aportados já estão administrados por um grupo de especialistas liderado pelo médico Paulo Chapchap, doutor em clínica cirúrgica pela Universidade de São Paulo e diretor-geral do Hospital Sírio Libanês. Esta equipe está definindo as ações a serem financiadas, de forma que as decisões estratégicas sejam respaldadas por premissas técnicas e científicas. 

Além de Paulo Chapchap e Drauzio Varella, integram o grupo o ex-presidente da Anvisa Gonzalo Vecina Neto, o ex-diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS) Maurício Ceschin, o consultor do Conselho dos Secretários de Saúde (CONASS) Eugênio Vilaça Mendes, o presidente do Hospital Albert Einstein, Sidney Klajner, e o presidente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), instituição ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Pedro Barbosa.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link