Depois de assumir direitos do novo filme, Apple fecha acordo de produção com Martin Scorsese

Parceria com a Sikelia Productions já inclui "Killers of the Flower Moon", próximo longa do diretor que a companhia garantiu há dois meses

por Pedro Strazza

A Apple fechou nesta terça-feira (11) um acordo de produção com Martin Scorsese e seu estúdio, a Sikelia Productions, garantindo a posse de diferentes projetos para o cinema e a televisão que o cineasta tocar nos próximos anos para o Apple TV+. A parceria já vale obviamente para “Killers of the Flower Moon”, próximo filme de Scorsese que a companhia adquiriu há dois meses da Paramount Pictures.

O acordo garante um futuro sólido para a produtora, que o diretor fundou em 2003 e que desde então vem administrando todos os seus longas. Embora tenha uma estrutura a partir da empresa, Scorsese sempre sofreu com o financiamento de seus filmes, especialmente nestes últimos em que embalou uma sequência de projetos de alto orçamento que são encarados pelos grandes estúdios como arriscados. Além do novo longa, “Silêncio” e “O Irlandês” também sofreram para conseguir ser viabilizados – e no caso específico do último, até mesmo para ser distribuído.

É também uma grande derrota para a Paramount e – claro – uma vitória à Apple. Enquanto a última ganha a distribuição de conteúdos valiosos capitaneados por um diretor de renome em Hollywood, o estúdio vê o fim de um acordo parecido que tocava com Scorsese desde “A Invenção de Hugo Cabret”. É mais um elo na corrente de vendas e perdas recentes, que inclui muitos acordos com a Netflix – como “Um Crime Para Dois”, o quarto “Um Tira da Pesada” e o novo trabalho de Aaron Sorkin – e agora cerca a sequência de “Um Príncipe em Nova York”.

Enquanto não se sabe quais projetos Scorsese e a Apple já teriam discutido nas reuniões para definir o acordo, a expectativa agora é que as coisas andem rápido para “Killers of the Flower Moon”. Descrito pelo próprio diretor como seu primeiro faroeste, a produção espera começar as filmagens em fevereiro de 2021 no estado de Oklahoma, já tendo garantido a presença de Leonardo DiCaprio e Robert De Niro.

Compartilhe: