Maya Angelou torna-se primeira mulher negra a estampar moeda nos Estados Unidos
11xp-maya-coin-1-jumbo
Imagem: Chester Higgins Jr./The New York Times

Maya Angelou torna-se primeira mulher negra a estampar moeda nos Estados Unidos

Outras figuras femininas serão homenageadas nos próximos anos em uma iniciativa chamada "American Women Quarters"

por Carolina Firmino

Poeta americana e ativista dos direitos civis, Maya Angelou agora tem seu rosto estampado na moeda de 25 centavos nos Estados Unidos. Ela é a primeira mulher negra escolhida para o programa “American Women Quarters“, por meio do qual a Casa da Moeda pretende homenagear figuras femininas da história estadunidense pelos próximos anos.

Angelou é retratada com os braços estendidos e as asas do pássaro atrás dela, que dão a ilusão de que ela está voando. Os raios do sol nascente sublinham a inscrição: “Estados Unidos da América”. Os símbolos foram inspirados em sua poesia.

Maya Angelou foi a primeira mulher afro-americana a apresentar um poema na posse de um presidente, quando leu “On the Pulse of Morning” na cerimônia de posse do presidente Bill Clinton. Além disso, encontrou aclamação e projeção mundial com o livro “Eu sei por que o pássaro canta na gaiola”, em tradução para o português. Angelou morreu em 2014 aos 86 anos.

A senadora Catherine Cortez Masto, que ajudou a patrocinar o programa “American Women Quarters”, comentou a escolha da poeta: “A escrita e o ativismo de Maya Angelou inspiraram inúmeros americanos e seu legado ajudou a alimentar maior justiça e compreensão em nossa nação”.

Outros nomes que receberão homenagens da Casa da Moeda são: Dra. Sally Ride, a primeira mulher astronauta e física; Wilma Mankiller, a primeira chefe principal feminina da Nação Cherokee; Nina Otero-Warren, a primeira superintendente feminina das escolas públicas de Santa Fé e líder do movimento sufragista no Novo México; e Anna May Wong, a primeira estrela sino-americana de Hollywood. Serão cinco projetos trimestrais acontecendo todo ano até 2025.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link