Clássica série literária de Isaac Asimov, “Fundação” vai ganhar seriado pela Apple

David S. Goyer e Josh Friedman atuarão como roteiristas e showrunners do projeto, que será desenvolvido em parceria com a Skydance Television

por Pedro Strazza

A série “Fundação”, uma das obras mais celebradas pelos fãs do escritor Isaac Asimov, deve enfim ganhar uma adaptação cinematográfica. A Apple anunciou hoje que deve produzir um seriado baseado nos livros do autor russo, com David S. Goyer e Josh Friedman contratados para atuar como roteiristas e showrunners do projeto.

De acordo com o Deadline, a série televisiva baseada na trilogia de livros “Fundação”, “Fundação e Império” e “Segunda Fundação” será produzida em parceria com a Skydance Television, que adquiriu os direitos no ano passado. O programa também conta com a participação ativa de David Ellison, Dana Goldberg e Marcy Ross, que servirão de produtores executivos.

Esta não é a primeira vez que um estúdio tenta realizar a adaptação dos livros de Asimov. Além de múltiplas tentativas fracassadas de produzir um filme à partir da história, a HBO chegou a anunciar em 2015 uma série baseada na obra, com o co-criador de “Westworld” Jonathan Nolan atuando como principal desenvolvedor. O projeto, porém, não foi para frente.

Já para a Apple, o seriado de “Fundação” é apenas mais uma das fortes produções que devem formar o line-up inicial do catálogo de produtos originais da empresa. Além da adaptação de Asimov, o serviço já tem anunciados programas criados e produzidos por M. Night Shyamalan e Ron Moore (criador de “Battlestar Galactica”), uma série de comédia estrelada por Kristen Stewart e um filme dirigido por Damien Chazelle.

Pelo lado da Skydance, o projeto é mais um movimento interessante do estúdio no ramo televisivo, um que expande sua atuação em múltiplos canais e serviços. A empresa atualmente produz “Grace and Frankie” e “Altered Carbon” para a Netflix, “Condor” para a Audience Network, “Dietland” para a AMC e está desenvolvendo o seriado de “Jack Ryan” para a Amazon Prime.

Como os outros produtos da Apple, “Fundação” ainda não teve a data de lançamento marcada. No Brasil, os livros são publicados pela editora Aleph.

Compartilhe: