Criterion vai lançar streaming de filmes clássicos, raros e alternativos

Projeto chega ao público em 2019 e conta com assinatura mensal de 10 dólares

por Matheus Fiore

Os fãs do cinema clássico, cult e alternativo ainda carecem de boas opções oficiais para assistir aos seus filmes favoritos. Nos Estados Unidos havia, até pouco tempo atrás, o FilmStruck, que recentemente encerrou suas atividades. O mercado de streaming, hoje, é dominado por empresas como NetflixHuluAmazon Prime Video, que possuem foco na produção de conteúdo inédito e agregam, no geral, apenas lançamentos das últimas décadas.

Criterion, empresa focada no lançamento e relançamento de obras clássicas, raras e independentes do cinema, está interessada em mudar esse cenário. A empresa americana anunciou, na última semana, que lançará, em 2019, seu próprio serviço de streaming – ainda sem nome. Vale lembrar que a Criterion já possuía participação no catálogo do FilmStruck, mas acreditava-se que, com o fim deste serviço, não haveria uma nova alternativa no mercado.

A empresa começou a procurar um novo lar assim que a WarnerMedia, responsável pelo FilmStruck, anunciou que estava fechando as portas em seu serviço de streaming de cinema clássico. A Criterion pretende lançar o serviço, que é totalmente seu, nos Estados Unidos e no Canadá. Como está começando do zero e não poderá contar com os assinantes atuais de uma plataforma, ela já abriu inscrições para os fãs que desejam dar suporte ao serviço.

Os primeiros assinantes do serviço receberão um teste gratuito de 30 dias e terão que pagar apenas 10 dólares por mês (os demais pagarão 11 dólares) ou 90 dólares por ano (os demais, 100 dólares por ano). Eles também terão acesso a um serviço de atendimento ao cliente e receberão um vale-presente de Natal como agradecimento.

Não há previsão para o lançamento do serviço da Criterion fora da América do Norte. Sempre há, porém, a possibilidade de a empresa expandir seu serviço caso este obtenha sucesso comercial nos Estados Unidos e no Canadá.

Compartilhe: