18/10/2019 – o dia da primeira caminhada espacial de astronautas mulheres

Essa é a primeira vez que a manobra é feita 100% por mulheres da agência espacial

por Soraia Alves

Nesta sexta-feira, 18/10, as astronautas Christina Koch e Jessica Meir entram para a história como as primeiras mulheres a fazerem uma caminhada espacial.

Desde 1965, mais de 200 caminhadas foram realizadas pela NASA, mas essa é a primeira vez que a manobra é feita 100% por mulheres da agência espacial.

A dupla de astronautas americanas saiu por volta das 7h50 (horário de Brasília), da câmara de busca da Estação Espacial Internacional (ISS) para corrigir uma falha no sistema de energia. Ao todo, o processo deve levar até 6 horas e tudo pode ser acompanhado ao vivo pelo canal da NASA no YouTube.

Outras mulheres já fizeram caminhadas espaciais pela NASA, mas sempre acompanhadas de homens. E mesmo assim, o número de participações femininas em comparação às masculinas é bem menor: das 227 manobras já realizadas pela NASA, as mulheres participaram apenas de 14.

Originalmente, essa caminhada era para ter acontecido em março deste ano, mas a atividade foi adiada porque não haviam roupas do tamanho adequado das astronautas.

Compartilhe: