CES 2020: Samsung apresenta Ballie, assistente virtual que acompanha o dono pela casa

Chegamos à era dos droides amigos que te acompanham por onde você vai, como em "Star Wars"

por Soraia Alves

Parece que estamos chegando à era já antecipada por “Star Wars” há alguns anos, na qual temos nossos próprios droides como facilitadores de tarefas do dia a dia, mas também como amigos. Pelo menos essa é a proposta do mais novo lançamento da Samsung, o Ballie, robô em formato esférico que funciona como assistente virtual móvel e “companhia” enquanto acompanha o dono pela casa.

A novidade foi apresentada pela empresa durante seu painel na CES 2020, e não é difícil de associar o Ballie com figuras já conhecidas da cultura pop, como o BB-8, especialmente quando vemos as imagens do robô-bolinha indo e vindo pelos ambientes ou quando ouvimos seus efeitos sonoros.

A intenção de fazer do Ballie uma companhia diária foi bastante ressaltada pela empresa durante a conferência. No vídeo de divulgação do gagdget, inclusive, ele é mostrado como uma boa companhia para o pet que fica sozinho em casa enquanto o dono sai para trabalhar.

Em relação aos recursos técnicos, o Ballie possui uma câmera embutida, além de uma interface móvel e um software de inteligencia artificial bem avançado.

De acordo com o pesquisador chefe da Samsung, Sebastian Seung: “Acreditamos que a IA é o futuro do atendimento personalizado. Vemos a IA no dispositivo como central para experiências verdadeiramente personalizadas. Ela coloca você no controle de suas informações e protege sua privacidade, enquanto ainda oferece o poder da personalização”, explica.

O Ballie foi apresentando ainda como um conceito, por isso não há informações sobre quando ele deve chegar ao mercado.

Compartilhe:
  • tags: