CES 2020: James Cameron apresenta carro-conceito da Mercedes-Benz inspirado em “Avatar”

Intenção do carro é "unir humanos, máquina e natureza", ideia semelhante ao que vimos no universo fictício de Pandora

por Soraia Alves

Em uma inusitada apresentação com a participação de James Cameron, a Mercedes-Benz divulgou em seu painel da CES 2020 o automóvel Vision AVTR, modelo inspirado no filme “Avatar”.

Segundo a empresa, a intenção do carro é “unir humanos, máquina e natureza”, ideia semelhante ao que vimos no universo fictício de Pandora no filme. Ola Källenius, CEO da Mercedes-Benz, destaca que alguns recursos do carro-conceito, como a detecção de batimentos cardíacos, fazem com que “o homem e a máquina se fundam literalmente em uma experiência totalmente intuitiva”.

Assim como o modelo apresentado pela Sony, o Vision AVTR é um carro-conceito, ou seja, ainda será estudada a sua real fabricação. Neste caso, diferente do automóvel da Sony, o modelo não deve ser produzido.

A Mercedes também aproveitou a ocasião para apresentar seus esforços para tornar seus carros menos pesados. A empresa estabeleceu uma meta para 2030 de reduzir o desperdício e os recursos de cada carro produzido, como usar 30% menos água para fabricá-lo.

O Vision AVTR funciona como um carro elétrico, com bateria orgânica feita de materiais reciclados. Tem 475 cavalos de potência, condução autônoma, controle sem volante feito um console central e, já que é um carro-conceito, ele consegue fazer movimento laterais, como um “caranguejo”.

Compartilhe:
  • tags: