YouTube anuncia novos conteúdos originais focados em amplificar vozes negras

YouTube anuncia novos conteúdos originais focados em amplificar vozes negras

Projeto vai trazer produções como uma série de documentários da ativista Patrisse Cullors, co-fundadora do movimento Black Lives Matter

por Soraia Alves

O YouTube anunciou hoje, 07/10, uma lista global de projetos originais dedicados a amplificar as vozes negras, dando continuidade ao compromisso da plataforma de celebrar um amplo e diversificado conjunto de perspectivas. Os novos projetos foram viabilizados por um fundo de US$ 100 milhões anunciado em junho pela CEO da plataforma, Susan Wojcicki. Batizado de “Fundo Vozes Negras do YouTube”, o projeto vai trazer produções como uma série de documentários da ativista Patrisse Cullors, co-fundadora do movimento Black Lives Matter.

“Raça nunca foi um problema simples, especialmente no Brasil, e os eventos ao longo dos últimos meses abriram portas de diálogo e ação”, diz Bibiana Leite, Diretora de Desenvolvimento de Parcerias de Conteúdo do YouTube e líder do programa #YouTubeBlack no Brasil. “Em todo o YouTube, temos uma tremenda oportunidade e responsabilidade de contribuir com essas conversas sobre justiça racial de uma forma significativa. Por meio do fundo e de outras iniciativas, continuamos o importante trabalho de amplificar as vozes negras, tornando o YouTube um lugar melhor para criadores negros, educando as pessoas sobre diversidade e centrando os negros como protagonistas de suas próprias histórias”.

O “Fundo Vozes Negras do YouTube” será dedicado a amplificar e desenvolver as vozes de criadores e artistas negros e suas histórias. Nos próximos 3 anos, esse fundo global será usado para adquirir e produzir programação do YouTube Originals e apoiar diretamente criadores e artistas negros, inclusive no Brasil, para ajudá-los a prosperar na plataforma.

Entre os novos YouTube Originals viabilizados com recursos do fundo estão:

“Resist”

Série documental de 12 episódios, retrata o trabalho e os desafios de organizações que lutam contra um projeto de US$ 3,5 bilhões da cidade de Los Angeles para expansão carcerária, e examina questões como o policiamento excessivo de bairros negros e pardos, encarceramento em massa, entre outros temas sensíveis. É um olhar emocionado sobre as motivações e lutas diárias do movimento local, apresentando histórias inspiradoras, como a já citada Patrisse Cullors e outros.

 Estreia em outubro de 2020.

“HBCU Homecoming 2020: Meet Me On The Yard” – Livestream

Com as HBCUs (Faculdades e Universidades Historicamente Negras) nos Estados Unidos cancelando seus homecomings anuais devido à pandemia global de Covid-19, o YouTube em parceria com a Jesse Collins Entertainment e a Live Nation Urban levará a comemoração para o mundo virtual. A transmissão de 2 horas será preenchida com tradições que marcam o começo do ano letivo nos Estados Unidos e vai levantar fundos para instituições de ensino negras. Performances, shows, bandas marciais, alunos e ex-alunos representando o legado das HBCUs farão parte da programação.

Estreia em 24 de outubro.

“Testemunhe, tome uma atitude – Parte dois” (título provisório) – Livestream

Após o sucesso do especial ” Testemunhe, tome uma atitude “, que foi o primeiro projeto do YouTube Originals proveniente do “Fundo Vozes Negras do YouTube”, esta sequência vai inspirarnovamente a comunidade global da plataforma agir pela justiça racial unindo criadores do YouTube, figuras públicas e vozes influentes.

Estreia em dezembro de 2020.

“Jantar com a Família Onyx” 

Com mais de 6 milhões de inscritos, a Família Onyx convida o público para uma conversa à mesa do jantar. Esta nova série Kids & Families reúne essa família multigeracional para muita diversão e conversas abertas sobre a vida e o que está acontecendo no mundo. Os convidados do jantar semanal ampliam a conversa com diferentes perspectivas, histórias instigantes e percepções valiosas.

Estreia no início de 2021.

“Barbershop Medicine” (título provisório) 

Em “Barbershop Medicine”, o objetivo do YouTube é falar sobre Saúde Pública, explorando o impacto que raça e status socioeconômico têm na saúde e na longevidade. A barbearia há muito tempo se tornou central para a dinâmica de muitas comunidades negras, como mostra o ensaio clínico de redução da pressão arterial, que proporcionou educação e atendimento em barbearias. Com base neste conceito de medicina comunitária, o especial reunirá músicos, médicos renomados, criadores e membros da comunidade em uma barbearia histórica para discutir as preocupações de saúde mais urgentes da atualidade e aumentar a conscientização – de vacinas a diabetes, de câncer a saúde mental e mais.

Estreia em 2021.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link