cover-tiktok3 (1)

TikTok torna plataforma mais acessível para pessoas com epilepsia fotossensível

Equipe se reuniu com representantes de grupos que defendem direitos de pessoas com epilepsia e que compartilharam feedbacks sobre como a plataforma pode melhorar nesse aspecto

por Soraia Alves

O TikTok é está comprometido em tornar a plataforma mais acessível para todos e, dada a sua natureza visual, está começando esse trabalho com uma série de recursos de fotossensibilidade.

Nos últimos meses, a equipe se reuniu com representantes de grupos que defendem direitos de pessoas com epilepsia que compartilharam feedbacks sobre como a plataforma pode melhorar nesse aspecto. “Com base nessas conversas, lançamos um recurso há poucos meses que avisa aos criadores quando eles produzem vídeos com efeitos que podem desencadear a epilepsia fotossensível. Nas próximas semanas, apresentaremos outro recurso de acessibilidade importante para proteger as pessoas de conteúdos fotossensíveis. Com esse novo recurso, os espectadores que encontrarem um vídeo fotossensível receberão uma notificação convidando-os a ‘Pular todos’ os vídeos fotossensíveis futuros”, explica a empresa em comunicado.

A epilepsia é uma doença que afeta cerca de 65 milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com a Epilepsy Foundation, uma em cada 26 pessoas nos Estados Unidos desenvolverá epilepsia em algum momento de suas vidas e uma em cada 10 pessoas terá uma convulsão durante a vida. Luzes piscando ou contrastes de luz e escuridão podem causar convulsões em pessoas com epilepsia. As mudanças iniciais de acessibilidade que estamos fazendo em nossa plataforma são projetadas para tornar o TikTok mais agradável para todos, especialmente para aqueles que são portadores de epilepsia.

O TikTok está trabalhando com várias organizações líderes em epilepsia no mundo, incluindo a Epilepsy Foundation, Epilepsy Society, Epilepsy Ireland, Korea Bureau for Epilepsy e a Japan Epilepsy Association, para divulgar a importância do novo recurso e trazer consciência para a epilepsia em geral.

Compartilhe: