Soyuz MS-19/65S CrewYulia Peresild, Anton Shkaplerov, Klim Shipenko from GCTC
Imagem: Roscosmos Press Service/Handout/Anadolu Agency via Getty Images

Toma essa, Tom Cruise: Rússia torna atriz e produtor em astronautas para realizar filme no espaço

"The Challenge" está próximo de se tornar o primeiro longa-metragem de ficção a contar com cenas no espaço

por Pedro Strazza

Depois da corrida pela Lua e da corrida pelas viagens espaciais comerciais, a próxima disputa fora do planeta parece ser a de fazer um longa-metragem de ficção no espaço. E ainda que Tom Cruise esteja desde o ano passado se preparando para fazer história no departamento, tudo indica que será a Rússia quem vai vencer a briga desta vez.

Isso porque na manhã desta terça-feira (5), uma atriz e um produtor de cinema russos estavam entre o trio de astronautas lançados ao espaço na aeronave Soyuz, prontos para fazer o que nenhum criativo fez e filmar um longa-metragem na Estação Espacial Internacional, batizado provisoriamente de “The Challenge”. Juntos, a estrela Yulia Peresild e o realizador Klim Shipenko já são a primeira equipe de cinema a visitar o complexo da estação.

De acordo com o New York Times, os dois astronautas devem permanecer na estação por apenas 12 dias, período necessário para capturar todas as cenas do projeto. A premissa oficial de “The Challenge” diz que o filme acompanha uma médica (Peresild) que precisa de última hora viajar até a ISS para tratar de um tripulante adoecido, mas ainda não está claro quem deve interpretar o enfermo. Estão a disposição os astronautas russos Anton Shkaplerov (que completa a tripulação da missão de hoje), Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov, conforme todos estão previstos para ajudar Shipenko nos trabalhos do longa – o produtor inclusive está encarregado da câmera e da iluminação das cenas.

Além da viagem acontecer um ano e cinco meses depois da NASA confirmar a cooperação com a SpaceX para enviar Cruise e uma equipe ao espaço, a realização de “The Challenge” também marca mais um passo na normalização das relações comerciais nas missões espaciais. Vale lembrar que a notícia também acontece um dia depois da Blue Origin confirmar a presença de William Shatner, eterno capitão Kirk de “Star Trek”, no segundo voo de seu New Shepard, uma ação que gera aumentar a visibilidade das operações da empresa ao público.

Vale acrescentar que “The Challenge” pode se tornar o primeiro longa-metragem de ficção filmado no espaço, mas não será o primeiro filme do tipo. Além do documentário “The Dream is Alive”, de 1985, ser o primeiro projeto a contar com imagens captadas fora da órbita terrestre, o cargo de primeiro curta de ficção realizado no espaço é de “Apogee of Fear”, lançado em 2008 por Richard Garriott – e o qual você pode conferir na íntegra abaixo.

No mais, a tendência do cinema nos últimos tempos parece ser mesmo sair da Terra e conquistar o universo, e nesse ponto nada como lembrar do último “Velozes e Furiosos” e sua ida (ficcional) aos limites da órbita terrestre.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link