Tráfego no BuzzFeed advindo de mídias sociais já é 5x maior do que o que vem pelas buscas • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Tráfego no BuzzFeed advindo de mídias sociais já é 5x maior do que o que vem pelas buscas

O segredo é pensar em compartilhamento, diz a publicação em seu relatório de tendências

por Jacqueline Lafloufa

Sites de notícias e publicações em geral já sentiram essa mudança faz tempo: as mídias sociais são responsáveis hoje por grande parte do tráfego, ultrapassando acessos diretos e até resultados de busca.

Ou seja, de repente as estratégias de SEO se tornaram menos relevantes, dando espaço a uma corrida em busca do melhor jeito de se tornar relevante dentro das redes sociais, em especial do Facebook. O principal desafio? Se tornar relevante o suficiente para ser compartilhável e aparecer nos feeds sociais da audiência.Ou ao menos é o que o BuzzFeed prega em seu relatório de tendências de 2014.

“Aqui no BuzzFeed, nós não paramos para falar sobre a nossa página principal, nos concentramos em falar sobre Facebook e Twitter e compartilhamentos”, conta Will Hayward, VP do BuzzFeed na Europa, em entrevista ao Journalism.co.uk.

Até mesmo o New York Times já percebeu essa mudança de comportamento da audiência, revelando em seu relatório de inovações que o número de visitantes na home caiu pela metade, enquanto o acesso via mídias sociais estava em crescimento. No caso específico do BuzzFeed, o tráfego social já se mostra 5x maior do que o tráfego advindo de buscas, por exemplo.

buzzfeed-trends-report

Nesse sentido, a estratégia do BuzzFeed é mais abraçar essa realidade do que rechaçá-la. “As pessoas pensam que o segredo do BuzzFeed são as listas e quizzes, quando na verdade não, na verdade é sobre pensar em compartilhamento, é aceitar que as pessoas vão encontrar o seu material em feeds sociais”, defende Hayward.

Entre as estratégias para isso, estão um foco exclusivo, localizado, interessante ou surpreendente, bem como pequenos detalhes que podem engajar a audiência, como ouso de URLs customizadas voltadas para o social ao invés de feitas para robôs de busca. É o caso da escolha de URLs como  buzzfeed.com/maggyvaneijk/your-emotions-are-valid ou http://www.buzzfeed.com/jarrylee/snapechat.

Outra estratégia apontada como positiva é estabelecer presença onde a sua audiência está, como em aplicativos mobile. Nesse sentido, o BuzzFeed agora tem presença oficial no app de mensagens WeChat, e mantém um botão “compartilhar no WhatsApp” nas suas matérias há quase 1 ano.

buzzfeed-trends-report2

Quão importantes são essas medidas? Difícil dizer ao certo, mas todas elas juntas já dão ao BuzzFeed o posto de mídia com mais alcance mensal nos EUA do que a CNN, por exemplo. “Acho que a maioria das empresas de mídia está subestimando o quanto as coisas vão mudar”, profetiza, ainda que com base em muitos dados, Hayward.

buzzfeed-trends-report3 buzzfeed-trends-report4

O relatório de tendências do BuzzFeed pode ser conferido na íntegra nesse link

.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Image by B9/VE

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.