Messenger entra na onda de mensagens criptografadas e efêmeras

Só um pouco atrasados

por Rafael Silva

O Facebook Messenger vai finalmente dar a opção de criptografar as mensagens enviadas pelo aplicativo, algo que o WhatsApp e seu concorrente Telegram (para citar apenas dois) já implementam há bastante tempo. A novidade foi anunciada hoje como um teste, e para ativá-la o usuário tem que ir nas opções do perfil da pessoa e selecionar “iniciar chat secreto”.

Além de criptografar a mensagem, outra opção que deverá chegar ao aplicativo também é a de mensagens efêmeras. Elas estão ativadas somente em chats secretos e permitem que cada usuário escolha um tempo limite para que sejam exibidas ao destinatário.

Existem algumas desvantagens dessa opção: como as mensagens são criptografadas por dispositivo, não é possível acessá-las em outros aparelhos mesmo que seja a mesma conta. Segundo o Facebook, a criptografia de mensagens não será ativada por padrão por mera conveniência. Eles acreditam que os usuários preferem ter acesso às mensagens em todos os dispositivos que usam.

Como se trata de um teste, essa opção será ativada gradativamente para alguns usuários do Messenger e apenas no futuro será disponibilizada pra todos.

Compartilhe: