Tech 23 fev 2016

Live TIM cria plugin para leitor de tela que permite que cegos ouçam emojis

Projeto “Emoti Sounds” utiliza o NVDA, leitor de tela mais usado no mundo

Live TIM cria plugin para leitor de tela que permite que cegos ouçam emojis
emoti-sounds

Quem é cego ou tem algum tipo de deficiência visual consegue usar um computador sem problema, usando um leitor de tela. Ele narra cada elemento selecionado e que é exibido, mas não é muito preciso quando o assunto é emojis. A Live TIM decidiu melhorar esse aspecto, lançando um plugin para o NVDA, leitor de tela mais usado no mundo, e que permite que cegos "ouçam" os emojis detectados pelo programa.

[leiatambem]60114[/leiatambem]

O plugin, chamado Emoti Sounds, foi criado com a colaboração do Instituto Benjamin Constant, que já faz um trabalho de anos no campo de inclusão de deficientes visuais. Eles traduziram 68 emojis para sons que os representam e disponibilizaram o plugin gratuitamente. No vídeo abaixo a Live TIM mostra a reação de alguns dos primeiros usuários do plugin.

A criação, tanto do anúncio quanto do programa, é da Artplan. Para baixar o Emoti Sounds ou ouvir os sons de cada um deles, clique neste link.

Aberto a membros do B9. Crie sua conta grátis para participar.