Clicky

Instagram vai usar inteligência artificial para ajudar deficientes visuais a navegar pela rede social

Instagram vai usar inteligência artificial para ajudar deficientes visuais a navegar pela rede social

Plataforma também vai contar com ferramenta de descrição customizável em que os próprios usuários poderão escrever em maiores detalhes os elementos retratados em seus posts

por Pedro Strazza

Em comunicado divulgado à imprensa hoje (28), o Instagram anunciou uma série de medidas que visa facilitar o manuseio de sua rede social por pessoas com deficiência visual. Entre as ações, destacam-se o uso de uma software de inteligência artificial para “ler” as imagens e a adição de uma ferramenta de descrições customizáveis para o usuário.

Na publicação, lançada no site oficial da plataforma para a imprensa, a rede afirma que estas novas funções serão adicionadas às abas do feed, perfil e do Explore. No caso da IA, o programa vai usar tecnologia de reconhecimento de objetos para gerar uma lista de itens a serem descritos aos usuários, permitindo que os usuários sejam responsáveis pelas elaborações mais profundas sobre suas próprias fotos.

O Instagram também divulgou a imagem abaixo, que mostra onde ficarão e como funcionarão os novos atributos.

Estas descrições – que são habitualmente intituladas de “alternative texts” – já são usadas pelo Facebook há anos para ajudar pessoas com este tipo de deficiência na navegação. O Instagram, por outro lado, vem funcionando todos estes anos de iniciativas do público que incluem a #TimelineAcessível, onde as pessoas escrevem na descrição da foto os elementos retratados nas imagens que postam.

Compartilhe: