Apple agora vai “falsificar” seu contato visual no FaceTime

Ferramenta de “correção da atenção” usa a tecnologia por trás dos animojis para editar digitalmente a pupila do usuário na imagem

por Pedro Strazza

Qualquer um que já tenha feito uma videochamada provavelmente sofreu com o pequeno problema técnico que mora no fato de câmera e tela não serem a mesma coisa no aparelho, algo que por consequência natural desemboca na situação um tanto triste das pessoas estarem conversando sem olharem uma para a outra de fato – isso pelo menos é a impressão que a imagem dá, com o usuário sempre focando suas atenções no que vem abaixo do ponto de captação.

A Apple pelo visto está incomodada com isso a ponto de anunciar uma atualização para o FaceTime que corrige este “problema” com uma ajuda assombrosa da tecnologia. Isso porque a ferramenta de videochamada da empresa agora deve contar no iOS 13 com um novo recurso chamado “FaceTime Attention Correction”, que como bem diz o nome corrige digitalmente a sua pupila na imagem para fazer parecer que você está olhando diretamente para a alma da pessoa com quem conversa na plataforma.

Detectado pelo designer de aplicativos Mike Rundle, a função por enquanto deve funcionar apenas para os iPhones XS e XS Max e usa da tecnologia ARCore (a mesma dos animojis) para conseguir o efeito. Em um vídeo demonstrando o uso da tecnologia, o usuário do Twitter Dave Schukin comenta que o efeito é criado à partir do mapeamento 3D que o ARCore faz do rosto do usuário para a partir daí ajustar os olhos à “posição correta”.

https://twitter.com/schukin/status/1146359923158089728?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1146359923158089728&ref_url=https%3A%2F%2F9to5mac.com%2F2019%2F07%2F03%2Ffacetime-eye-contact-correction-in-ios-13-uses-arkit%2F

Agora combine o “FaceTime Attention Correction” com aquela inteligência artificial que produzia vídeos inteiros a partir de uma única imagem e pronto, deslumbre o quão assustador o futuro próximo pode ser.

Compartilhe: