Instagram passa a exigir login para que perfis públicos sejam visitados

Plataforma afirma que novidades visam "melhorar experiência do usuário", já que só através do app é possível ter uma experiência completa da rede social

por Matheus Fiore

Há muitas pessoas acostumadas a visualizar conteúdos do Instagram sem estarem conectadas a uma conta. Ao simplesmente clicar no link sem inserir usuário e senha, você pode ver o feed da conta desejada e até os comentários nas fotos. Algumas funcionalidades, porém, ainda eram limitadas a quem está conectado, como os Stories.

Agora, o Instagram está expandindo essa limitação. Perfis públicos só poderão ser visualizados diretamente pelo aplicativo da empresa, e não mais por versões desktop ou por navegadores no celular. Ao AdWeek, a empresa afirma que a medida foi tomada pensando na experiência do usuário, pois apenas pelo aplicativo oficial uma pessoa pode ter a experiência completa da rede social.

Pessoas que não possuem contas no Instagram, portanto, precisarão criar seus usuários ou pegar a senha de um amigo emprestada para poder visualizar conteúdos. Além disso, a mudança incentiva que o usuário mantenha-se logado todo o tempo.

Um possível motivador disso é o fato de muitas empresas utilizarem o Instagram como canal oficial de notícias e novidades. Marcas de moda, por exemplo, anunciam novidades diretamente por seus perfis na plataforma que pertence ao Facebook. Com isso, muito conteúdo acaba se tornando exclusivo (pelo menos temporariamente) do Instagram, que pode aproveitar isso para atrair novos usuários.

Compartilhe: