Aplicativo do Photoshop para celular agora permite que inteligência artificial edite fotos da câmera

Photoshop Camera vai ligar câmera do smartphone com Adobe Sensei e dará sugestões de filtros que melhor se aplicam à foto buscada pelo usuário

por Pedro Strazza

Em evento realizado hoje (4) em Los Angeles, a Adobe anunciou uma nova versão do Photoshop para celulares que conta com uma ferramenta gratuita de edição de fotos por inteligência artificial. Disponível para iOS e Android, o Photoshop Camera permite que a câmera do smartphone interaja diretamente com o Adobe Sensei – que é a plataforma de IA da companhia – e sugira filtros que podem melhorar a foto a ser registrada pelo usuário.

Desta forma, o novo app do Photoshop vai permitir que se utilize filtros do software diretamente na câmera. De acordo com a Adobe, independente da foto, o usuário poderá usar filtros de câmera previamente concebidos por artistas para o app, além de poder futuramente criar suas próprias “lentes”.

Ao The Verge, o CTO Abhay Parasnis afirma que o Photoshop Camera foi concebido para diminuir a curva de aprendizado do público sobre o ofício de edição de imagens, algo que mesmo com as capacidades do Photoshop e do Lightroom ainda existe. Desta forma, a Adobe quer que todos os seus usuários sejam capazes de realizar os ajustes que querem em suas fotos, expandindo seus serviços para além dos profissionais.

No lançamento do Photoshop Camera, a Adobe disponibilizará no app uma série de lentes criadas por artistas e influencers – incluindo aí a cantora Billie Eilish – que deve se expandir nas próximas semanas para novas parcerias. A ideia soa acima de tudo como uma jogada da empresa em direção ao mercado que hoje é dominado pelo Instagram Stories, buscando mergulhar a Adobe nas faixas mais jovens do público.

Compartilhe: