wppb9

WhatsApp conserta falha que permitia acesso a mensagens, fotos e vídeos de usuários por terceiros

Arquivo mp4 com código malicioso poderia ser utilizado para acessar arquivos de usuários com versões anteriores do aplicativo

por Matheus Fiore

Um bug no WhatsApp permitia que, por meio do envio de um arquivo no formato mp4, usuários pudessem obter acesso às mensagens e arquivos (incluindo fotos e vídeos) dos aplicativos de terceiros. Consertada pela empresa, a falha não poderia ser aproveitada por qualquer usuário, apenas por aqueles que tivessem o arquivo com um código específico nele.

De acordo com a plataforma, apenas usuários de versões Android anteriores à 2.19.274 e iOS anteriores à 2.19.100 estavam vulneráveis a potenciais ataques pelo bug.

Como pontua o TheNextWeb, não há evidências de que a falha foi explorada. O site também comenta que a falha foi descoberta algumas semanas após dezenas de acadêmicos, advogados, ativistas e jornalistas da Índia serem apontados como alvos de vigilância por meio de um spyware, o que pode indicar que, sem que se tenha conhecimento, alguns usuários tenham, sim, sido afetados.

A notícia chega em um período em que o WhatsApp tem investido em mais medidas de segurança para proteger seu usuário. Em outubro, por exemplo, a empresa disponibilizou um novo sistema de bloqueio por impressão digital. Não há muito o que o usuário possa fazer além de não baixar arquivos de procedência desconhecida mas, obviamente, é aconselhável sempre manter o aplicativo atualizado para ter as últimas medidas de segurança implementadas no app.

Compartilhe: