cover-google3

Google agora vai ensinar usuário a pronunciar palavras da maneira correta

Ainda descrito como "recurso experimental", função usa inteligência artificial para analisar e corrigir pronúncia do usuário sobre determinadas palavras

por Pedro Strazza

O Google nos últimos tempos vem anunciando todo tipo de novidade para seus produtos relacionado a recursos sonoros. Além de lançar uma ferramenta de transcrição ideal a turistas no Maps, a companhia também agora permite que o usuário delete o histórico de buscas por voz no seu assistente virtual e até confirmou que está fazendo parcerias com indivíduos com Síndrome de Down para aprimorar seus modelos de reconhecimento na área.

Seguindo essa toada, a companhia agora confirmou o lançamento de um novo recurso em seu buscador que deve solucionar um problema recorrente dos usuários: como pronunciar corretamente certas palavras. A função aparecerá quando se buscar um guia de pronunciação no Google e usará o microfone do smartphone para que o público tenha sua pronúncia analisada e corrigida por uma inteligência artificial.

Descrita pela companhia como “experimental”, a ferramenta por enquanto está disponível só para celulares e funciona apenas para palavras em inglês, embora o Google declare que a língua espanhola em breve deve ser agraciada com a tecnologia no buscador.

Junto do guia de pronunciação, a empresa também está lançando um outro recurso visual que visa melhorar o atual sistema do Google Tradutor, ligando palavras buscadas pelo usuário aos diferentes significados – quase como uma enciclopédia digital da plataforma, ainda que no momento limitada a substantivos. Assim, se a pessoa quiser uma tradução para “laranja” ao espanhol, o Tradutor vai linkar o resultado com fotos da fruta.

Como a ferramenta de pronúncia, a atualização do Tradutor por enquanto só funciona com palavras em inglês.

Compartilhe: