"Classic Blue" é a cor escolhida pela Pantone para 2020

“Classic Blue” é a cor escolhida pela Pantone para 2020

Tom de azul profundo marca os 20 anos das escolhas "Pantone Colour of the Year"

por Soraia Alves

É hora de deixarmos todo o frescor e leveza da “Living Coral”, a cor de 2019, para aproveitarmos a profundidade da “Classic Blue”, a escolha da Pantone para 2020.

Em seu tradicional anúncio feito no fim de ano, Pantone Color Institute anunciou a “Classic Blue” como cor do próximo ano, um tom de azul profundo que, segundo a empresa, “é ao mesmo tempo reconfortante e relacionável. O tom traz à mente o constante e o clássico: o céu ao entardecer, um terno impecável, águas serenas ou uma tigela de mirtilos perfeitamente maduros”.

A escolha de um clássica tem um porquê: em 2020 completam 20 anos que a Pantone começou a definir a “Cor do Ano”. A primeira escolha, em 1999, foi a “Cerulean”, um tom sereno de azul que representava a emoção de um novo milênio e permeou o zeitgeist cultural daquele ano, sendo muito utilizado nos universos da moda e da decoração.

Em entrevista à Time, Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, afirma que mesmo depois de 20 anos, o mundo tem o mesmo sentimento de apreensão: “Com base no que vimos acontecendo em nossa cultura global, escolhemos Pantone 19-4052, ‘Classic Blue’, para ser a nossa cor do mundo. ano para 2020. É um azul tranquilizador, cheio de calma e confiança. Isso cria conexão”, explica.

A vice-presidente ainda ressalta: “Estamos voltando aos clássicos porque tudo tem sido caótico no mundo. Não se trata de fazer isso como você fez no passado, mas de reinterpretá-lo”.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link