5db74a4fdee0194ac703abe3

Microsoft vai recompensar com até US$ 20 mil quem encontrar bugs na Xbox Live

Recompensas vão variar de acordo com qualidade do relatório apresentado

por Matheus Fiore

A Microsoft está determinada a fazer de seu console, o Xbox, um videogame sem bugs. Para isso, a empresa criada por Bill Gates lançou um novo programa de recompensas que dará 20 mil dólares para quem encontrar bugs no console e – principalmente – na sua rede.

Segundo o anúncio no blog oficial, para poder receber a recompensa a pessoa deverá identificar uma falha nas redes e serviços da Xbox Live que poderão ser reproduzidos em uma versão totalmente atualizada da plataforma. “Recompensas serão dadas pela Microsoft de forma discreta, baseadas na severidade e no impacto da vulnerabilidade das falhas encontradas e a qualidade do trabalho apresentado”, diz o anúncio feito pela empresa.

Para participar do projeto, claro, os candidatos devem ler e assinar todos os termos de um acordo, que obviamente exige sigilo e confidencialidade. A empresa quer consertar potenciais bugs sem que isso chegue ao público, e por isso oferecerá a recompensa financeira.

As recompensas variam de 500 a 20 mil dólares, mas a empresa considera dar ainda recompensas maiores, tudo depende do que for a ela apresentado. Por exemplo: ao detectar uma falha crítica na execução remota de um código, você ganha algo entre 10 e 20 mil dólares. O valor será determinado de acordo com a qualidade do relatório apresentado. Quanto mais detalhado e específico, maior a recompensa.

Com relatórios mais robustos, a empresa poderá dar, a seus engenheiros e programadores, mais material para trabalhar as falhas, entender suas origens e aperfeiçoar o sistema. A Microsoft também confirma que a recompensa será apenas financeira, e não doará nenhum console para quem participar do projeto.

Compartilhe: