cover-google3 (1)

Falha no Google Fotos permitiu que estranhos acessassem vídeos privados

Segundo informações do próprio Google, 100 mil usuários foram afetados em novembro de 2019

por Matheus Fiore

O serviço de fotos do Google, o Google Fotos, se tornou, na última década, uma das principais plataformas de armazenamento de fotos e vídeos. Hoje, boa parte dos usuários do sistema operacional Android armazenam suas mídias feitas pela câmera na nuvem do Google de forma automática. Agora, porém, a credibilidade do Fotos está sendo questionada, já que uma falha permitiu que vídeos privados fossem acessados externamente.

Segundo o Digital Trends, o próprio Google admitiu a falha e a corrigiu. Alguns usuários tiveram seus vídeos privados acidentalmente compartilhados com usuários aleatórios, que não estavam sequer em suas listas de contatos. O problema foi originado por um bug no Google Takeout, ferramenta de backup do Google que permite que os usuários baixem seus arquivos.

A falha aconteceu entre 21 e 25 de novembro de 2019. Nesse período, arquivos de usuários sem qualquer contato foram misturados, o que resultou em algumas pessoas fazendo backup de seus arquivos e descobrindo, no meio de suas mídias, vídeos de pessoas desconhecidas. De acordo com o Google, a falha atingiu menos de 0,01% dos usuários do Fotos. Mesmo que pareça uma quantia pequena, o número corresponde a cem mil usuários do Fotos.

O problema foi corrigido cinco dias depois de identificado. Não há informações sobre o mesmo erro acontecendo com GIFs ou fotos, bem como não foi informado se outras plataformas do Google foram afetadas pela falha no Takeout – por exemplo, documentos do Google Docs sendo incorretamente compartilhados.

Compartilhe: