gautoflip

Nova inteligência artificial do Google adequa vídeos a qualquer formato

Autoflip foi publicado como software de código aberto e é capaz de ajustar o vídeo a um novo enquadramento sem perder de vista o foco do conteúdo

por Matheus Fiore

Adaptar formatos de vídeos é algo que ainda carecia de tecnologias mais inteligentes. Um vídeo gravado em uma determinada razão de aspecto é, muitas vezes, cortado automaticamente para encaixar em diferentes tamanhos de tela. O resultado nem sempre agrada, fazendo com que a imagem perca não só sua qualidade, mas também que o formato oculte partes importantes do vídeo.

O Google, porém, desenvolveu uma inteligência artificial que é capaz de adequar os vídeos para os mais diversos formatos sem perder as partes importantes da imagem. A solução tem o nome de Autoflip, um programa de código aberto capaz de adequar qualquer vídeo a todo formato de tela existente.

O Autoflip trabalha em três estágios: primeiro, ele identifica a cena, depois, ele analisa o conteúdo para, então, identificar os pontos importantes que devem ser mantidos no enquadramento. Assim, o sistema é capaz de valorizar os pontos importantes do registro sem que alguém tenha sua imagem cortada enquanto fala, por exemplo.

Os pesquisadores do Google responsáveis pela ferramenta ainda afirmam que o Autoflip é capaz de converter os vídeos para os mais diferentes formatos sem muitas dificuldades. Em setembro de 2019, a Adobe também lançou uma ferramenta parecida, o Auto Reframe. A diferença, porém, é que pelo fato de o Google divulgar o Autoflip como uma ferramenta de código aberto, outras pessoas poderão estudar o funcionamento do software e desenvolver seus próprios.

Você pode obter o código do Autoflip aqui.

Compartilhe: