Campanha “#DeUmBasta” alerta sobre o aumento de crimes sexuais envolvendo crianças durante o Carnaval

Campanha visa conscientizar a sociedade sobre essa realidade, mostrando o cenário da violência e auxiliando na sua prevenção

por Soraia Alves

A Organização Humanitária Internacional Aldeias Infantis SOS Brasil, líder em cuidado infantil e que atua no Brasil há mais de 50 anos, volta com sua campanha “#DeUmBasta” para o Carnaval.

Só no primeiro semestre de 2019, o Disque 100, canal do Governo Federal para denúncias de violações aos Direitos Humanos, recebeu aproximadamente 9 mil ligações envolvendo crimes sexuais contra crianças e adolescentes, uma média de 47 ocorrências por dia. As denúncias de abuso sexual representaram 80% deste total e 14% das ligações relatavam algum caso de exploração sexual, mais conhecida como prostituição infantil. Já, dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos apontam que durante o Carnaval, há um aumento de 20% na incidência de crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes.

Com números alarmantes, a campanha “#DeUmBasta” visa conscientizar a sociedade sobre essa realidade, mostrando o cenário da violência e auxiliando na sua prevenção. A organização atua na prevenção e combate ao abuso e exploração sexual infantojuvenil através de ações educativas, preventivas e de conscientização nas 28 localidades que está inserida.

A atenção ao comportamento é essencial, por isso a relevância da campanha e a atenção com a orientação para as famílias. Crianças e adolescentes vítimas de crimes sexuais costumam apresentar mudanças de conduta, como dificuldade de relacionamento, irritação, brigas constantes, entre outros comportamentos.

Para conhecer mais sobre a campanha e saber como ajudar, acesse o site da Aldeias Infantis SOS Brasil.

Compartilhe: