Com bloqueio de conteúdo e acesso a histórico, Spotify aumenta opções de controle parental

Versão infantil da plataforma também chega esta semana ao Japão e à Alemanha, totalizando catorze países em sua área de atuação

por Pedro Strazza

O Spotify anunciou nesta terça (12) o lançamento de novas opções de controle parental que aumentam o leque de recursos aos pais e responsáveis para gerenciar as contas infantis da plataforma, conhecida como Spotify Kids. As novidades são duas, no caso, e envolvem o acesso ao histórico de uso dos perfis e o bloqueio de conteúdos que acharem inapropriados aos menores. Os recursos já estão disponíveis para todos os sistemas, incluindo o iOS e o Android.

O acesso é simples e deve ser feito a partir das configurações das contas “adultas”, onde os usuários podem acessar individualmente o perfil infantil desejado. O histórico permite acesso a até três meses de uso do usuário e lista todas as faixas executadas pelas crianças no Spotify, disponibilizando ao lado a opção de desativar o acesso a cada música caso este seja o desejo do pai ou responsável – algo que pode ser revertido no mesmo local a qualquer momento. Como este manuseio envolve selecionar contas individuais, é evidente que se o adulto tiver mais de um pequeno em casa e quiser que estes não ouçam uma música, ele precisa ir em cada perfil desabilitar a mesma.

No anúncio, o Spotify escreve que a empresa “acredita que os pais deveriam ter o controle sobre o que as crianças ouvem” no aplicativo e que as opções buscam “adicionar um nível extra de controle e conforto”. O serviço de streaming também declara que em breve novas opções de customização na área devem ser disponibilizados.

Embora seja o primeiro streaming de música a anunciar medidas do tipo nos últimos tempos, a atualização do Spotify Kids acontece quase um mês depois da Netflix e o TikTok expandirem suas opções de controle parental em seus serviços, além de dois meses após o Amazon Prime Video introduzir o recurso de múltiplos perfis na conta que inclui uma opção para crianças.

Além destas novidades, o Spotify também confirmou que o Spotify Kids começou a ser disponibilizado hoje na Alemanha e no Japão, totalizando assim catorze países em sua área de atuação. A expansão acontece num bom momento para a plataforma infantil, já que de acordo com a companhia o Kids possui hoje um total de oito mil faixas entre canções, histórias e audiobooks espalhados por 125 playslists.

Compartilhe: