Nova ferramenta de realidade aumentada do Google ajuda você a manter distanciamento social

SODAR literalmente cria no celular um grande círculo branco ao seu redor pra você se sentir confortável e à distância de outros na rua

por Pedro Strazza

O Google lançou esta semana uma nova ferramenta de realidade aumentada que deve ser ideal a esses tempos onde o relaxamento das medidas de distanciamento social está cada vez mais próximo. Intitulado SODAR, o recurso quando habilitado no celular permite que o usuário meça através do aparelho os dois metros requiridos para se manter seguro de qualquer contaminação em tempos de pandemia, criando um “círculo virtual” na tela.

A sincronização é relativamente simples, com a página oficial do SODAR fornecendo um QR Code que quando escaneado já abre a ferramenta no celular sem necessidade de aplicativos – é preciso contar com as atualizações do iOS ou Android em dia, porém. A partir daí e com o Google Chrome integrado, o recurso apenas disponibiliza a sua grande linha branca na tela, não fazendo nenhum alerta maior quando alguém está “dentro” ou próximo demais – até porque a distância não é tão precisa assim.

É uma ferramenta bastante simples, mas que pode cumprir um papel bastante importante de conforto a quem se sentir temeroso na hora crucial de se ver obrigado a voltar às ruas nos primeiros momentos posteriores à quarentena.

É também mais uma demonstração da acessibilidade cada vez maior do público à tecnologia de realidade aumentada, que ganhou as ruas de vez com o Snapchat e sobretudo o Instagram Stories – que agora vai ter até filtros que “reagem” a músicas.

Compartilhe: