Nova extensão do Google Chrome ajuda a criar links para trechos específicos de textos

Link to Text Fragment aproveita nova funcionalidade do navegador, que facilitou o acesso a URLs específicas de escritos na rede

por Pedro Strazza

Para quem desde sempre sofre com a internet e as redes sociais por não conseguir compartilhar textos sem apontar a amigos, colegas e familiares o parágrafo exato que lhe chamou a atenção, o Link to Text Fragment deve enfim resolver o problema. Lançada esta semana, a extensão do Google Chrome permite ao usuário que gere URLs específicas a trechos de publicações online – e o bacana é que o recurso a princípio funciona com qualquer tipo de site.

A extensão no caso é fruto de uma atualização liberada na quarta (17) pelo navegador e que cria novas informações internas dentro de conteúdo escrito na internet. A tecnologia é a mesma que o Google usa para exibir trechos específicos nos resultados do buscador, mas até então havia a dificuldade de criar manualmente estes links – até porque o resultado no geral é uma URL bem mais extensa e complexa.

O Link to Text Fragment tem um funcionamento bem simples, por sua vez. Assim que instalado, o usuário pode selecionar qualquer parte de qualquer texto e, ao clicar com o botão direito em cima, clicar na opção “Copy Link to Selected Text”. A URL gerada por ser compartilhada a qualquer outra pessoa com um navegador compatível – de acordo com o The Verge, isso inclui o Firefox e o Safari.

Você pode instalar a extensão gratuitamente aqui. É preciso ter o Chrome atualizado na versão 80 para frente.

Compartilhe: