Apple anuncia CarKey, sistema que permite desbloquear um carro usando iPhone

Primeiro carro suportado pelo sistema será o novo BMW 521, a ser lançado no próximo mês

por Soraia Alves

A Apple anunciou algumas novidades durante a WWDC, sua conferência anual que desta vez não foi realizada presencialmente, como pedem as regras de isolamento social. Entre os anúncios mais interessantes da cerimônia virtual está o CarKey, sistema que permite desbloquear um carro usando o iPhone ou Apple Watch.

O recurso é parte do também anunciado iOS 14 e funcionará com a tecnologia sem fio NFC, diz a Apple. O primeiro carro suportado pelo sistema será o novo BMW 521, a ser lançado no próximo mês. Porém, a Apple garante que está trabalhando em um sistema que seria aplicável à toda indústria automobilística através de um chip de banda ultra larga U1.

Depois de emparelhar o iPhone ou Apple Watch com um carro compatível com o CarKey, o usuário pode destravá-lo segurando o dispositivo Apple perto do um leitor NFC no carro. O dispositivo pede uma autentificação via Face ID ou Touch ID antes que o carro seja desbloqueado. Há ainda a opção de configurar o “Express Mode” que permite pular a etapa da autenticação biométrica.

O sistema permite, ainda, compartilhar o acesso com outras pessoas, para o caso de um carro compartilhado entre a família, por exemplo. A previsão é que o sistema esteja disponível para uso no ano que vem.

Compartilhe: