Facebook agora te avisa quando uma matéria é de 3 meses atrás

Recurso ajusta janela de tempo para publicações com até um ano de idade e ajuda a dar contexto ao usuário na hora de compartilhar informações na rede social

por Pedro Strazza

Em mais um esforço para combater desinformação e notícias falsas na plataforma, o Facebook anunciou nesta quinta (25) uma nova tela de notificação que vai servir para ajudar o usuário a perceber quando matérias e links estão no ar há mais de 90 dias. A ferramenta chega como desenvolvimento do “botão de contexto” que a companhia inaugurou em 2018 para o feed de notícias e estará disponível a partir de hoje em todo o globo.

De acordo com o anúncio no blog oficial da empresa, o recurso será ativado toda vez que o usuário decidir compartilhar um material que se enquadre nas características, mas não exatamente vai barrar a possibilidade de compartilhamento. O vídeo divulgado pelo Facebook também revela que a ferramenta se adapta aos períodos de tempo de publicação dos artigos e notícias, podendo ir até o “Este artigo tem mais de um ano de vida”.

O objetivo parece ser mesmo dar o máximo de contexto ao público quando utilizando a plataforma para se informar, conforme o Facebook escreve que decidiu instalar o recurso depois que veículos de notícias “mostraram preocupação sobre matérias antigas serem compartilhadas nas redes sociais como notícias atuais, o que pode enganar o público sobre o estado atual do mundo”.

Além da ferramenta padronizada, a companhia ainda escreve que vai testar “outros usos de telas de notificação” para modalidades específicas, incluindo aí as informações relacionadas à atual pandemia. No caso do coronavírus, a ideia explorada no momento é providenciar mais fatos sobre a situação no recurso, providenciando links a mais sobre as fontes utilizadas pela matéria e direcionadas à central de informações do Covid-19 inaugurado pela rede social em março.

Compartilhe: