Novo uniforme da NASA utiliza inteligência artificial para cuidar dos astronautas

Software desenvolvido pela americana PTC cuida de suporte de oxigênio, regulação de temperatura, sistema de comunicação e outros tópicos importantes para a vida na superfície lunar

por Matheus Fiore

Desde que a corrida espacial se acirrou entre os Estados Unidos e a União Soviética durante a Guerra Fria, a NASA não desenvolveu mais trajes espaciais que fossem tão revolucionários quanto os utilizados pelos primeiros astronautas que viajaram para o espaço. Agora, a empresa desenvolveu um novo uniforme que é, portanto, a maior inovação da empresa em termos de uniforme desde então.

Segundo o The Wired, o traje que será utilizado por astronautas na missão de 2024, que pretende levar o homem a superfície lunar mais uma vez – dessa vez, com a possibilidade de permanecer de maneira segura –, utilizou inteligência artificial para ser projetado. O Extravehicular Mobility Unit (ou unidade de mobilidade extraveicular), também chamado de xEMU, foi criado para facilitar o deslocamento do homem na lua.

O traje dará maior liberdade para o corpo dos astronautas, permitindo que eles se movam mais livremente, se agachem e movam mais facilmente seus membros. Segundo a agência americana, o traje ainda tem como benefício o fato de não exigir reparos antes de meses de uso constante. A grande inovação trazida pela inteligência artificial, porém, é o uso de um software que administra recursos e permite que os profissionais se concentrem apenas em seu trabalho, não tanto na sobrevivência.

“Para nós, a inteligência artificial é uma tecnologia que pode agilizar e aprimorar o que um humano treinado já faz”, afirmou Jesse Coors-Blankenship, vice-presidente de tecnologia da PTC, empresa que criou o software. “Alguns dos softwares são sistemas com os quais engenheiros já estão familiarizados, como simulação estrutural e otimização. Mas com a inteligência artificial, esses processos serão feitos mais rapidamente”, completou.

O software da PTC permite que o astronauta tenha segurança com seu sistema de comunicação, administração de energia, suporte de oxigênio e regulação de temperatura. Com isso, os astronautas não precisarão se preocupar com tais aspectos enquanto exercem suas funções, já que todas estarão sendo administradas pela inteligência artificial.

Compartilhe: