Controles do PS4 serão compatíveis com o PlayStation 5… na hora de jogar games do PS4

Decisão vai na contramão do Xbox Series X, que já se comprometeu a promover compatibilidade com controles do Xbox One

por Pedro Strazza

A Sony confirmou nesta segunda (3) que o PlayStation 5 vai aceitar compatibilidade com controles e acessórios periféricos do PlayStation 4, mas apenas quando o usuário estiver utilizando de jogos do antecessor. No blog oficial, a companhia escreve que “acredita que os jogos de PS5 devem tirar toda a vantagem das novas capacidades e habilidades” que a nova geração está promovendo, o que naturalmente inclui o DualSense anunciado em abril.

Embora uma lista de jogos específicos ainda não tenha sido disponibilizada, o anúncio escreve que praticamente todos os periféricos oficiais e licenciados do PS4 poderão ser reaproveitados dentro do PS5, mesmo presos à essa regra preliminar de uso para games da geração anterior. Isso inclui volantes de corrida, controles de arcade e simulação de voo, headsets sem fio Platinum e Gold (além de terceiros que contem com conexão USB) e, claro, o DualShock 4.

A Sony também declara na publicação que os controles do PS Move e o o PlayStation VR serão habilitados para funcionar em alguns jogos específicos de realidade virtual no PlayStation 5 – mas não serão todos.

A notícia é mais um sinal da disparidade cada vez mais nítida entre as propostas da Microsoft e da Sony com a próxima geração de videogames. Enquanto o PS5 vai promover este bloqueio parcial sobre o reaproveitamento do DualShock para preservar a experiência, o Xbox Series X já se comprometeu a realizar a permitir a reutilização de controles do Xbox One, mantendo a premissa de que o principal diferencial da sua próxima geração é o hardware.

Vale acrescentar que estas decisões refletem também os designs dos novos controles. Enquanto o Xbox manteve um padrão de um console a outro, o PlayStation 5 foi drástico nas alterações de funcionamento e design, incluindo aí não apenas o batismo DualSense mas a inclusão de mecânicas hápticas e gatilhos que se adaptam às condições do jogo.

Compartilhe: