No aniversário de 7 anos, Telegram enfim ganha chamadas de vídeo

No aniversário de 7 anos, Telegram enfim ganha chamadas de vídeo

Recurso por enquanto permite apenas conferências entre duas pessoas, mas aplicativo garante encriptação de ponta a ponta

por Pedro Strazza

O Telegram comemorou neste fim de semana o marco de sete anos de vida com uma nova leva de anúncios que incluem a adição do esperado recurso de videochamadas. Prometida desde abril, a nova ferramenta foi lançada numa versão alpha tanto para Android quanto iOS que permite por enquanto apenas conferências entre duas pessoas – a companhia declara que nos próximos meses deve expandir este limite para atender chamadas em grupo.

No blog oficial, o Telegram busca ressaltar principalmente a segurança da função, confirmando não apenas que todas as videochamadas são encriptografadas de cabo a rabo como permitindo que os usuários tenham a habilidade de checar essa proteção no código-fonte aberto do aplicativo – um que vale para ambos os sistemas operacionais mais populares do mundo dos smartphones.

A praticidade é outro ponto levantando na publicação: a empresa garante que o público poderá sempre usar outros recursos do Telegram durante as chamadas, que também permitem que as câmeras sejam desligadas a qualquer instante. De acordo com a companhia, o recurso teve o desenvolvimento acelerado e a estreia adiantada em versão alpha exatamente para marcar o meio do ano – o que faz sentido, se considerar que as videochamadas ainda estão bombando em meio à pandemia e as medidas de distanciamento social.

Além das chamadas de vídeo, o Telegram também confirmou 25 novas animações para emojis dentro da plataforma, incluindo para figurinhas “ousadas” como a berinjela e o pêssego. A companhia alega que agora conta com mais de 400 milhões de usuários ao redor do globo.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link