Nubank cria plano de contratação de 2 mil pessoas negras até 2025 • B9

Nubank cria plano de contratação de 2 mil pessoas negras até 2025

Dentre as 2 mil contratações, mais de 500 serão destinadas ao time de engenheira, 150 analistas de negócios e mais de 250 para posições de gerentes de produto, designers e cientistas de dados

por Soraia Alves

O Nubank anuncia hoje,11/02, que planeja contratar 2 mil pessoas autodeclaradas pretas ou pardas até o fim de 2025. As contratações fazem parte do plano da empresa em garantir, em 5 anos, um ambiente de trabalho com pelo menos 30% de funcionários negros e 22% pessoas pretas ou pardas em cargos de gerência. Hoje, 23% dos atuais funcionários e 18% dos gerentes se autodeclaram pretos ou pardos. 

Dentre as 2 mil contratações, mais de 500 serão destinadas ao time de engenheira, pelo menos 150 para vagas de analistas de negócios e mais de 250 para posições de gerentes de produto, designers e cientistas de dados. 

Nos próximos 5 anos, a empresa estima que o time de recrutamento e os gerentes das diferentes áreas analisarão, em média, 2 mil currículos de candidatos autodeclarados pretos e pardos por semana.

A empresa afirma que já tem buscado cada vez mais pessoas negras para seus quadros. Em 2017, 19% das contratações eram de pessoas autodeclaradas pardas ou pretas. Em 2020, esse número foi de 27%. A expectativa é que 30% de todos os funcionários contratados até o final de 2021 sejam negros. Em 2025, esse número será de 37%.

Censo

O censo, realizado com parceiros externos, coletou respostas autodeclaradas e de forma anônima dos seus funcionários no fim do ano passado. Além dos números em relação à diversidade racial, o levantamento indica que 56% dos gerentes são de grupos sub-representados na tecnologia e serviços financeiros, considerando raça, gênero, orientação sexual e pessoas com deficiência (PcD); que 41% dos funcionários são mulheres; e que 26% se declaram como LGBTQIA+.

“Ainda temos muito trabalho a fazer, mas ficamos felizes em concluir esse diagnóstico para conseguir planejar melhor as próximas etapas e ter um norte na formação de um time cada vez mais diverso e inclusivo”, afirma Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank. “O censo não é apenas para mensurar, mas também para dar transparência a todo o processo agora e para os próximos anos”

Para medir o nível de inclusão na empresa, o questionário do censo continha também perguntas a respeito do ambiente de trabalho. As respostas indicam que os funcionários se sentem respeitados no Nubank. 

8 em cada 10 funcionários (81%) afirmaram sentir que suas opiniões importam e que são ouvidos no dia a dia do Nubank. E 76% dos respondentes disseram que sentem que podem expressar suas opiniões de maneira independente e livre. A meta interna é que os índices estejam acima de 85% até o fim do semestre. A empresa promoverá uma série de eventos internos e treinamentos nos próximos meses para promover ainda mais a inclusão. 

A realização deste censo organizacional faz parte do plano de ação divulgado pelo Nubank em novembro do ano passado, com medidas internas e externas, para combater o racismo estrutural no Brasil. 

Recrutamento

Nesta semana, o Nubank anunciou a abertura de inscrições para um programa de recrutamento de pessoas que se identificam como pretos e pardos, focado em interessados em fazer parte da equipe de engenharia de software da companhia. Chamado de “Nós Codamos”, o evento virtual vai acontecer nos dias 05 e 06 de março e já tem mais de 1,2 mil pessoas inscritas. Os interessados podem se inscrever até sexta-feira (12) na página de carreiras do Nubank

A empresa também abriu no fim do ano passado uma plataforma exclusiva para pessoas autodeclaradas pretas e pardas se candidatarem. Em três meses, mais de 15 mil pessoas se inscreveram na plataforma. Somando com as vagas abertas no Nubank no período, foram 23 mil cadastros de pessoas autodeclaradas negras. Os processos seletivos estão em andamento e até o momento mais de 900 pessoas já foram chamadas para a fase de entrevistas.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.