coronga

Instituto Butantan anuncia app que identifica incidência da Covid-19 na população

Tecnologia tem como objetivo identificar, mapear e isolar os casos positivos, tudo de forma anônima

por Soraia Alves

Instituto Butantan anunciou o lançamento do aplicativo Global Health Monitor (GHM), que identifica a incidência da Covid-19 na população através do monitoramento geográfico de exames e sintomas. A tecnologia tem como objetivo identificar, mapear e isolar os casos positivos, tudo de forma anônima. 

O app, inédito no mundo, foi desenvolvido pela startup brasileira Global Health Monitor (GHM), com a participação do time de infectologistas do Instituto Butantan, que validou uma parte do algoritmo. 

O GHM vai atender a população desde o monitoramento de sintomas individuais e de exposição ao vírus até o mapa de casos de Covid-19 em cada região, com atualização em tempo real. Ele emite alertas quando o usuário se aproxima de uma área de risco e também organiza a carteira de vacinação digital.

O app deve ser utilizado inicialmente em Araraquara, no interior de São Paulo. A cidade vive sua pior fase desde que a pandemia começou, com 100% dos leitos de UTI e enfermaria ocupados, e um lockdown completo.

Compartilhe:
  • tags:
icone de linkCopiar link