Instagram proíbe que adultos falem com crianças que não os seguem

Instagram proíbe que adultos falem com crianças que não os seguem

Empresa também está desenvolvendo inteligência artificial para detectar idade de usuários

por Matheus Fiore

O Instagram divulgou nesta terça (16) suas novas políticas de uso para garantir um ambiente mais seguro e confortável para toda a comunidade. As principais mudanças foram pensadas nas interações entre crianças ou adolescentes e adultos. Agora, a plataforma impediu que adultos mandem mensagens diretas para jovens que não os sigam, e introduziu os alertas de segurança que serão exibidos para adolescentes quando eles entrarem em contato com adultos que tiveram um comportamento potencialmente suspeito.

A novidade dará aos adolescentes e crianças a opção de reportar ou bloquear instantaneamente os adultos que estiverem entrando em contato. O alerta também serve para lembrar aos jovens usuários que eles não devem se sentir pressionados a responder mensagens e ter cuidado ao compartilhar fotos, vídeos e informações com pessoas que não conhecem.

O Instagram anunciou as novidades, mas não deu detalhes de como o sistema de monitoramento vai funcionar e nem o que considera um “comportamento inadequado”. A empresa afirma que a definição pode incluir, por exemplo, enviar muitas mensagens para pessoas com menos de 18 anos.

Para completar, a empresa, que pertence ao Facebook Group, anunciou também que está desenvolvendo um sistema com inteligência artificial e tecnologia de aprendizado autônomo, a fim de detectar a idade de uma pessoa no momento em que ela criar uma conta. Oficialmente, o app exige que os usuários tenham 13 anos ou mais, mas é um sistema falho e que pode ser facilmente burlado.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link