2020_08_05_101791_1596646100._large
Imagem: Shutterstock/Teerawit Chankowet

Metade dos usuários de apps de encontro confiam na IA para encontrar parceiros

Pesquisa aponta ainda que 43% dos entrevistados só encontram com pessoas recomendadas por algoritmo

por Matheus Fiore

Uma pesquisa da Kaspersky aponta que metade dos usuários de aplicativos de encontros, como Tinder, OkCupid e Bumble, confiam na inteligência artificial para encontrar parceiros. A agência aponta que o índice é alto demais, por expor os usuários a riscos de segurança e privacidade.

O estudo começou com o intuito de entender o impacto da tecnologia nos relacionamentos. Para isso, a pesquisa foi construída a partir dos depoimentos de mais de 18 mil usuários de aplicativos de relacionamento de todas as partes do mundo. Segundo o resultado, a maioria dos usuários acredita que a tecnologia tem um impacto positivo.

Um total de 44% dos entrevistados afirmou que confia nos algoritmos para recomendar parceiros, e 64% apontam ainda que as recomendações dos sistemas dos apps atendem totalmente às suas expectativas e preferências. Outro número chama atenção: 54% dos participantes afirmam que os apps tornaram muito mais fácil o processo de conhecer pessoas. Por fim, 43% afirmam que encontram apenas pessoas que foram recomendadas pelo algoritmo.

“Apesar dos benefícios e possibilidades de serviços de recomendação, as pessoas devem estar sempre atentas e lembrar que não podemos ter certeza quanto ao que nos aguarda do outro lado da tela”, afirmou David Jacoby, pesquisador de segurança da Kaspersky. A preocupação da agência se refere, claro, não só aos problemas de privacidade de dados do usuário, mas também aos riscos de encontrar com pessoas desconhecidas tendo como base segura apenas um aplicativo.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link