fbpx
Adobe Sunshine
Imagem: Reprodução Adobe

Adobe desenvolve ferramenta que transforma esboço de guardanapo em desenho animado

Projeto Sunshine usa inteligência artificial para criar animação

por Carolina Firmino

Parece mentira, mas não é: o mais recente projeto de pesquisa da Adobe focado em inteligência artificial transforma um desenho a lápis em outro totalmente animado, com detalhes em delineado e sombras. Agora, o esboço feito no guardanapo ou o simples começo de uma ideia, pode virar algo gigante.

O projeto Sunshine está entre os sneaks da Adobe, focados em criar novas maneiras experimentais de manipular imagens e vídeos. Apesar de não estarem desenvolvidos o suficiente para integrar os produtos da marca, não há como não se animar com o que eles prometem para melhorar programas como o Illustrator ou Photoshop.

No caso do Sunshine, o software pode analisar automaticamente um esboço em preto e branco e, em seguida, transformá-lo em uma imagem vetorial, que são desenhos digitais capazes de serem dimensionados infinitamente, sem pixelar. Além disso, o recurso também permite colorir o desenho.

Reprodução Adobe

O Fast Company, que teve acesso à demonstração do produto, observou o software colorir um monstro completo, com chifres, dentes e pele, sendo que foram apresentadas dezenas de opções de cores para escolher. O Sunshine é inteligente o suficiente para saber que todos os dentes devem ser da mesma cor e que, ao colorir objetos sólidos, como os chifres, com mais de uma cor, elas precisam ser semelhantes e seguir uma paleta.

Resumindo todas as funcionalidades do Sunshine, é possível afirmar que, quando deixar de ser um sneak para se tornar um software disponível, vai facilitar a vida e otimizar o tempo de muitos ilustradores e designers, principalmente na hora de vetorizar as imagens com apenas um click.

Reprodução Adobe

O Sunshine ainda prevê a função Sunshine Shadows, para adicionar sombras a partir do ângulo da fonte de luz definido, o que transforma qualquer desenho 2D plano em um trabalho com mais profundidade.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link