WhatsApp prepara mudanças no Brasil para aumentar o combate às fake news durante as eleições

Uso de inteligência artificial, parceria com agências de checagem de notícias e atuação de tribunais eleitorais serão usadas pela plataforma no período eleitoral

por Soraia Alves

O WhatsApp está preparando algumas mudanças especiais para a plataforma no Brasil, com foco no combate das fake news durante o período de campanha eleitoral no país.

Em entrevista ao jornal O Estado de São Pauloo gerente de políticas públicas do WhatsApp Ben Supple afirmou que a plataforma quer garantir a integridade das eleições no país e por isso montou um esquema que envolve uso de inteligência artificial, parcerias para a checagem de notícias e atuação de autoridades.

Cada estratégia atua em uma frente específica: a inteligência artificial entra para identificar bots e outros tipos de fraudes automatizadas. Já a parceria com agências de checagem de notícias ajudará na verificação da veracidade de informações muito compartilhadas pela plataforma, enquanto o trabalho em conjunto com tribunais eleitorais forma uma espécie de acordo sobre que tipo de dados o WhatsApp poderá liberar em caso de investigações sobre abusos praticados na plataforma por candidatos.

Embora o foco das ações seja o período eleitoral, o WhatsApp tem criado medidas de combate às fakes news há algum tempo, e pretende manter todas as intervenções atuando no Brasil, principalmente para o combate da violência e discurso de ódio.

Assim com aconteceu na Índia, a rede social realizará campanhas digitais e em jornais para conscientizar os usuários das medidas.

Compartilhe: