Clicky

Google e The New York Times usam inteligência artificial para digitalizar 5 milhões de fotos históricas

Google e The New York Times usam inteligência artificial para digitalizar 5 milhões de fotos históricas

Muitas das imagens que remontam ao século XIX não existem em nenhum outro lugar; acervo tem de 5 a 7 milhões de fotos

por Soraia Alves

O The New York Times tem um acervo gigante de imagens publicadas no jornal, todas acompanhadas de informações sobre quando e por quê foram publicadas. A estimativa é que a empresa possua de 5 a 7 milhões de imagens, e o Google está trabalhando para digitalizar todo este acervo.

Muitas das imagens que remontam ao século XIX não existem em nenhum outro lugar. Por isso o NYT contratou o Google, que usará ferramentas de inteligência artificial para não apenas digitalizar as anotações escritas a mão e anexadas a cada imagem, mas também categorizar as informações que contêm, vinculando dados como locais e datas.

O Google diz que o NYT também poderá usar suas ferramentas de reconhecimento de objetos para extrair ainda mais informações das fotos, tornando-as mais fáceis de catalogar e usar no futuro.

Segundo Nick Rockwell, diretor de tecnologia do NYT o material é “uma crônica inestimável não apenas da história do The New York Times, mas de quase mais de um século de eventos globais que moldaram nosso mundo moderno.”

Vale ressaltar que mesmo com a digitalização desse material, as fotos não serão acessíveis ao público, como aconteceu quando o Google trabalhou no arquivo da revista Time. Ainda assim, esse tipo de preservação é rico demais.

Compartilhe: