Social Media
17 nov 2023
TikTok mantém liderança entre adolescentes, mas Reels e Shorts crescem
Embora o uso do TikTok entre a Geração Z tenha estabilizado, ele ainda supera YouTube e novos concorrentes

Dados do Forrester’s 2023 Youth Survey revelam que, apesar de uma ligeira queda na taxa de uso entre adolescentes, o TikTok continua liderando, enquanto Instagram Reels e YouTube Shorts ganham popularidade.
Porque isso importa
- Domínio do TikTok: Ainda que com leve queda, o TikTok segue sendo a plataforma de mídia social mais usada entre adolescentes americanos, entre 12 e 17 anos de idade.
- Concorrência Aumenta: O crescimento significativo do Reels e Shorts destaca a competição acirrada no espaço de vídeos curtos.
- Impacto para Marcas: A diversidade de plataformas sugere que marcas devem diversificar seus investimentos em marketing digital para alcançar efetivamente a Geração Z.
O que mais você precisa saber
- Estatísticas de Uso: TikTok foi usado semanalmente por 68% dos adolescentes em 2023, comparado a 69% em 2022.
- Concorrência de Formatos: Instagram Reels e YouTube Shorts mostram crescimento expressivo em uso semanal, com 30% e 15%, respectivamente.
- Importância do AI: Algoritmos de IA impulsionam o sucesso do Reels, aumentando o tempo de uso no Instagram.
- TikTok x Plataformas: Enquanto TikTok inova com uploads mais longos, enfrenta a competição direta do Instagram e YouTube como plataformas integradas.
Leia tambémCom 100% dos jogos da Copa de graça, YouTube vai usar IA pra medir cada inserção publicitária
Leia tambémSpotify vai reservar ingressos de shows pros fãs que mais ouvem cada artista
Leia tambémTikTok escala 30 criadores de 11 países como correspondentes oficiais da Copa 2026
Leia tambémInstagram copia o Snapchat de novo e admite que "muita gente não posta mais no feed"
Leia tambémVolume de vídeos no TikTok cresce 72% mas visualizações caem 31% (estudo com 2,3 milhões de posts confirma a era da saturação)
Leia tambémInstagram para de recomendar contas que apenas repostam conteúdo alheio
Leia tambémNetflix redesenha app mobile com feed vertical de clipes personalizados chamado "Clips"
Leia tambémMeta anuncia ferramentas de social commerce com Mercado Livre, links de produto no Reels e IA para conversão
Leia tambémA mordida constrangida do CEO do McDonald’s virou guerra entre fast foods
Leia tambémYouTube promete mais IA em 2026 (mas jura que não é slop)
Leia tambémYouTube apresenta nova identidade visual global com foco em movimento
Leia tambémTikTok vira "plataforma oficial" da Copa do Mundo
Leia tambémCoreia do Sul declara guerra aos “médicos de IA” e deepfakes
Leia tambémBuscas do Ano no Google: o Brasil de 2025 em memes, dúvidas, bolos na air fryer e João Fonseca



Aberto a membros do B9. Crie sua conta grátis para participar.