Empresa de Chicago imprime em 3D um mini coração humano

O coração minúsculo tem a mesma estrutura que um coração de tamanho normal, e é um marco importantíssimo no esforço de criar um coração artificial viável para transplantes

por Soraia Alves

A empresa de biotecnologia BIOLIFE4D, com sede em Chicago, anunciou que conseguiu imprimir em 3D um mini coração humano. O coração minúsculo tem a mesma estrutura que um coração de tamanho normal, Segundo a empresa, a impressão é um marco importantíssimo no esforço de criar um coração artificial viável para transplantes.

O coração foi impresso com células musculares cardíacas derivadas do paciente (cardiomiócitos), e bioink feito de compostos da matriz extracelular que replicam as propriedades do coração dos mamíferos.

A BIOLIFE4D tem avançado no segmento de impressão de tecidos humanos. No ano passado, a empresa foi a primeira no mundo a apresentar tecido cardíaco humano impresso em 3D. Já no início deste ano, a empresa apresentou componentes cardíacos individuais, incluindo válvulas, ventrículos e vasos sanguíneos.

O processo envolve a reprogramação dos glóbulos brancos de um paciente em células-tronco pluripotentes induzidas (células iPS), que podem se diferenciar em diversos tipos de células, incluindo as cardíacas.

A empresa espera imprimir um coração humano que funcione em tamanho normal em pouco tempo – embora não tenha revelado quanto tempo é esse. Na teoria, órgãos criados com impressão 3D ajudariam a reduzir ou eliminar a necessidade de doadores de órgãos.

Compartilhe:
  • tags: