Em parceria com jornais, Facebook começa a testar nova aba de notícias nos EUA • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Em parceria com jornais, Facebook começa a testar nova aba de notícias nos EUA

Disponível para alguns milhares de usuários, Facebook News conta com curadoria humana e opções de customização para ajudar rede social a combater desinformação em sua plataforma

por Pedro Strazza

Depois de contratar jornalistas em meados de agosto, o Facebook anunciou hoje (25) o lançamento da versão de testes do Facebook News, sua nova seção dedicada às notícias com esforço de curadoria humana. Similar ao Apple News+ em abordagem, a página foi disponibilizada para cerca de duzentos mil usuários nos Estados Unidos.

De acordo com a empresa em uma publicação em seu blog oficial, o News foi desenvolvido proximamente a jornalistas e publishers e inclui como uma de suas maiores ferramentas o “Today’s Stories”, uma página em formato de carrossel que permite ao usuário acessar as principais notícias do dia com curadoria de um time de jornalistas – que o Facebook afirma ser “livre de intervenção editorial” em qualquer nível.

“As pessoas querem se beneficiar de experiências personalizadas no Facebook, mas sabemos que há trabalhos jornalísticos que transcendem a experiência individual. Nós queremos apoiar ambos.” escreve a companhia no anúncio da seção.

Além do Today’s Stories, a aba de notícias do Facebook ainda conta com ferramentas importantes como opções de personalização por algoritmo e seções (como entretenimento, negócios, tecnologia e política) para permitir que o usuário esteja sempre sendo informado sem ser restrito por sua bolha. Ainda há a possibilidade de omitir certos veículos que não interessem ao leitor e linkar assinaturas pré-existentes do indivíduo à conta na rede social.

Embora a companhia de Mark Zuckerberg já tenha firmado um conjunto variado de parcerias com conglomerados importantes como o Buzzfeed, o USA Today e o The Wall Street Journal (incluindo acordos que incluem pagamentos aos veículos), o Facebook já disponibilizou um registro oficial para identificar e incluir novos publishers na aba, interagindo com a indústria para ajudar a plataforma a identificar o que eles categorizam como “conteúdo noticioso” – para ser qualificado no processo, porém, estes veículos terão que seguir as diretrizes estabelecidas pela empresa. As informações disponibilizadas do Facebook News serão divididas em quatro segmentos específicos: generalistas, especialistas, diversos e notícias locais.

A chegada do News é importante para o Facebook dado o cenário de tensão em que a empresa se localiza. Embora seja campeã de desinformação na rede, a plataforma ainda se mantém como um dos principais sítios de acesso e compartilhamento de informação, algo que colabora para sua atual posição frágil no mercado. Zuckerberg vem buscando reafirmar sua rede social como defensora de valores políticos máximos como a liberdade de expressão, mas isso passa por medidas como esta atenção maior à forma como notícias e (em especial) fake news se disseminam na rede.

É esta noção inclusive que provavelmente leva o Facebook a dizer no anúncio do News que vai continuar a “aprender, escutar e aperfeiçoar o produto à medida que ele for expandido” e que espera que o trabalho na seção a ajude no esforço de “sustentar o jornalismo de qualidade e fortalecer a democracia”.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Image by B9/VE

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.