xboxroughguide

Xbox lança guia de turismo sobre cenários dos jogos do console

"Xbox Rough Guide" é o primeiro passo de famosa editora britânica de guias turísticos rumo ao que eles chamam de "gaming tourism"

por Pedro Strazza

Numa jogada de marketing um tanto inusitada, a Microsoft decidiu lançar um guia de turismo para os jogos do Xbox One. E é no formato de um livro físico mesmo: em parceria com a Rough Guide Ltd, a editora britânica que publica os famosos guias turísticos de mesmo nome, a companhia fez na última semana o debute oficial do “Xbox Rough Guide”, com detalhes de pontos turísticos lindos de games como “Halo 5: Guardians” e “Forza Horizon 4”.

Parte de uma campanha criada pela McCann London para a divisão de games da companhia, o guia lançado oficialmente na feira de turismo Destinations segue o estilo das outras publicações do selo e inclui todo tipo de dica de viagem e fotos profissionais dos cenários paradisíacos construídos pelos estúdios. Entre os jogos previstos de serem explorados pelo livro, há tanto produções exclusivas do console quanto de outros desenvolvedores, incluindo “Shadow of the Tomb Raider” e “Sea of Thieves” – todos previstos no Xbox Game Pass, o programa de assinatura da Xbox Live desenvolvido pela Microsoft.

A parte mais divertida, porém, é ver o malabarismo que a editora faz para justificar a existência do livro dedicado ao console, escrevendo no site oficial que a distinção entre realidade e os cenários dos games foi erodida graças ao alto valor de imersão dos gráficos atuais dos consoles. “Você não experimenta mais apenas o gameplay, você experimenta o próprio mundo onde o gameplay se desenrola” afirma a editora, que também acrescenta que “a explosão da fotografia in-game sugere que estamos entrando na era do turismo dos games”.

Além do debute físico, o “Xbox Rough Guide” será disponibilizado também no formato de um e-book nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, no site oficial da Rough Guide. Toda a arrecadação da editora com a publicação será destinada à SpecialEffect, uma instituição de caridade que busca tornar a experiência dos games mais acessível a todos os públicos.

Compartilhe: