Na Índia, Google encerra programa com estação de Wi-Fi gratuito

Brasil, México e Nigéria ainda são parte do programa

por Matheus Fiore

[Atualização 18/02] De acordo com o comentarista de tecnologia da CBN, Thássius Veloso, o Google informou que também vai encerrar o Google Station no Brasil, devido a falta de viabilidade econômica para manter o projeto. [Fim da atualização].

Há alguns anos, o Google lançou seu Google Station, um projeto ambicioso e que visava dar maior acesso à internet para pessoas que vivem em regiões onde o acesso é precário – seja por questões financeiras da pessoa ou por empecilhos culturais das cidades, estados e países. Agora, porém, a empresa está encerrando o projeto, que foi feito na Índia.

O Google possuía mais de 400 estações espalhadas pelo país, e atuava em milhares de outros espaços, oferecendo Wi-Fi gratuito para todos que estivessem na região, sem limite de transmissão de dados. O programa chega ao fim 5 anos após seu início porque, de acordo com o Google, ele já não é mais necessário.

Acontece que o Google Station foi lançado em uma época na qual os pacotes de dados eram muito mais caros pelo mundo. Com a modernização das tecnologias de conexão, pacotes de internet se tornaram mais baratos e acessíveis, o que tornou muitas estações do Google, inúteis.

Além disso, a empresa estava tendo dificuldade de manter seu modelo de negócio de maneira sustentável. Nos últimos anos, o Station expandiu para Indonésia, México, Tailândia, Nigéria, Filipinas, Brasil e Vietnã. Os custos de manutenção de tantas estações ficou alto, e a empresa entendeu que cortar o programa em países que mudaram seu cenário é o caminho.

Compartilhe: