Cruz Vermelha lança filtro de Snapchat que alerta quando você toca seu rosto

Filtro funciona em videochamadas e faz de tudo para ajudar as pessoas a controlar os impulsos de mexer na cabeça durante a pandemia

por Pedro Strazza

Em meio aos muitos desafios da atual pandemia e o mundo em isolamento, um dos mais desafiadores em termos de “lembrar a todo momento de sua existência” talvez seja mesmo o de não tocar o rosto em determinados locais. Por mais que mexer na cabeça com a mão facilite a disseminação de doenças infecciosas como o próprio coronavírus, a gente é tão acostumado com o ato que muitas vezes ele acontece de maneira involuntária – uma coçada no nariz, um uso da mão para encostar a cabeça, uma leve “pensada com a mão” e pronto, você já está se colocando em perigo.

É com essa preocupação e a informação de que o ser humano em média toca o próprio rosto 23 vezes por hora que a Cruz Vermelha lançou esta semana um novo filtro de Snapchat cuja única missão no mundo é alertar o quanto o usuário mexe na cara sem perceber. Criado em parceria com a agência belga Happiness FCB, o recurso pode ser aplicado durante uma videochamada e marca o rosto do usuário toda vez que ele toca na cara mapeada com a máscara de realidade aumentada.

O bacana do recurso é como esse aviso é feito. Aproveitando o ambiente “desentrosado” da plataforma, o filtro da Cruz Vermelha é todo construído com falas irônicas que pedem pro usuário não tocar o rosto, incluindo frases como “Por favor me pare” e “Droga, fiz de novo”. O comercial acima detalha mais da ação.

Pra quem ficou interessado, o filtro da Cruz Vermelha já está disponível no Snapchat e pode ser encontrado ao se pesquisar “Facetouchers.filter” na Snap Camera.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link