30-iphone_fone

Ao contrário do resto do mundo, Apple na França vai ser obrigada a fornecer EarPods e carregadores com iPhone 12

Legislação do país obriga fabricante a incluir fones de ouvido e carregadores por temor dos efeitos da radiação eletromagnética nas crianças

por Pedro Strazza

Enquanto o mundo segue indignado com o fato de que os novos (e antigos) iPhone vão deixar de trazer carregadores e fones de ouvido em seu pacote, os franceses pelo visto estão tranquilos graças a uma legislação nacional que obriga a Apple a fornecer os acessórios no pacote de cada aparelho.

A informação vem do MacRumors, que nota que o governo francês exige que todos os smartphones vendidos no país tragam entre seus conteúdos um “kit de uso” ou um “headset” de forma a proteger crianças de até 14 anos das radiações eletromagnéticas. A lei é esquisita, mas no resumão básico envolve uma desconfiança do poder público com os efeitos da exposição sobre radiações do tipo a longo prazo, inclusive cobrando esclarecimentos do tipo nos manuais do usuário – e a multa é pesada, cobrando até 75 mil euros caso as fabricantes não sigam as diretrizes.

Com isso, a loja online francesa da Apple no momento afirma que toda unidade da linha do iPhone 12 vem com um cabo e tomada USB-C Lightning, além de um par de EarPods.

Para além da questão do iPhone 12 e a transformação do carregador e fone de ouvido em “gadgets” (que acontece porque a Apple quer zerar suas emissões de carbono até 2030, vale lembrar), o Engadget nota que a legislação francesa é a mesma envolvida na briga do país com o 5G, com múltiplos protestos e até mesmo alguns oficiais eleitos usando o documento para se posicionar contra a instalação da nova infraestrutura de rede.

Compartilhe: