cover-zap2

WhatsApp inaugura formato de mensagens que se apagam sozinhas

Mensagens temporárias por enquanto tem duração mínima de 7 dias na plataforma e só podem ser ativadas em grupos pelos administradores

por Pedro Strazza

O WhatsApp anunciou nesta quinta (5) o lançamento do esperado recurso de mensagens temporárias, que vão permitir ao usuário mandar textos que desaparecem depois de um tempo na plataforma. Previsto para ser disponibilizado até o fim deste mês, a ferramenta por enquanto tem como mínimo de “duração” o espaço de sete dias e vai poder ser ativado individualmente em cada chat – nos grupos, a decisão de permissão ficará a cargo do administrador.

A quem ficou curioso sobre a escolha da opção mínima semanal, um porta-voz da empresa justifica a decisão ao The Verge escrevendo que o WhatsApp acredita que a janela de tempo “oferece uma paz de espírito sobre as conversas não serem permanentes” enquanto continua prático para manter o usuário consciente da conversa que está tendo. “A lista de compras ou o endereço da loja que você recebeu há alguns dias vai estar lá enquanto você precisar e desaparecer depois disso” define.

Ainda de acordo com a página de suporte do app, o formato de mensagens temporárias funciona para arquivos de mídia como fotos e vídeos, mas há um porém representado no download automático dos mesmos. Caso o usuário opte por enviar um vídeo ou foto como temporário, ele vai desaparecer da linha do tempo dos chats do WhatsApp, mas continuará salvo nos celulares dos envolvidos caso estes tenham habilitado a ferramenta de baixar mídia automaticamente.

Deve ser por isso que a companhia recomenda que se use o formato “somente com pessoas nas quais você confia” – até porque prints e cópias manuais das mensagens ainda são possíveis.

Compartilhe: